PERFIL

Saiba um pouco mais sobre os autores e escritores do Grebal

Jean Carlos Gomes

Escritor, poeta e editor.

Jean Carlos Gomes nascido em 4.11. 1979 e criado em Volta Redonda, onde mora e trabalha. Desde muito cedo sempre esteve ligado às causas sociais, religiosas e culturais. Em 1998 lançou o seu primeiro livro Bolas de Sabão – sonetos e poemas, em parceria com Pedro Viana Filho, premiado escritor de saudosa memória e grande incentivador de seu trabalho literário. É poeta, editor e pertence a várias instituições, tais como, Academias: Barramansense de Letras e de História, Evangélica de Letras do Brasil, de Artes, Ciências e Letras do Brasil e Volta-Redondense de Letras. Já recebeu inúmeras distinções pelos seus méritos culturais e sociais: da Câmara de Volta Redonda, Câmara de Barra Mansa, ALERJ, Câmara Federal, CONINTER e FEBACLA. Em 2008 lançou com grande sucesso o seu primeiro livro solo de poesias, intitulado Cardápio Poético (um delicioso cardápio para o seu dia-a-dia), que tem a segunda edição patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura de Volta Redonda em 2012.
Milita na Comunicação desde 2002 quando foi lançado como colunista na Revista Volta Cultural não parando mais e tendo participações e atuação em praticamente todos os meios de comunicação da região. Em 2006 criou sua própria marca editorial: a PoeArt Editora pela qual é o idealizador das Antologias Poéticas de Diversos Autores – Vozes de Aço (já no XVIII volume), das Coletâneas Século XXI (já no VI volume ) e das Coletâneas Viagem pela Escrita (já no II volume) dentre outros títulos de autores solos. Com destaque para os que trouxeram significativa homenagem aos escritores de obras decantadas por suas contribuições literário-culturais, estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana. Nesses dez anos ininterruptos de produção editorial já está com mais de quarentas livros publicados, fazendo do LIVRO um Veículo de Comunicação/Entretenimento fomentando a literatura com a participação de escritores de todo o país e até do exterior, marcas, apoiadores, instituições e formadores de opiniões e admiradores que a cada edição somam para o surgimento de mais e mais livros que enriquecem nossas letras e o conhecimento humano.
Participou da I e II Bienal de VR, recentemente do I Encontro dos Escritores do Sul Fluminense dentre outros eventos culturais e sociais em VR e região. Foi secretário executivo do GREBAL – Grêmio Barramansense de Letras em 2015 sendo grebalista desde 1998 e é colunista do site Olho Vivo www.olhovivoca.com.br desde 2013. Na memorável noite de 27 de setembro do corrente ano, foi agraciado pela Câmara Municipal de Volta Redonda com o Diploma e a Medalha de Mérito Legislativo jornalista Dicler Simões pelo seu Conjunto de Obra Literária e Editorial (10 anos de produção de livros). Essa importante honraria foi uma indicação do vereador Walmir Vitor de Souza.