PERFIL

Saiba um pouco mais sobre os autores e escritores do Grebal

Artur Rodrigues

Editor, escritor, radialista e produtor cultural

José Artur Rodrigues de Castro é escritor, editor, radialista, produtor cultural e musical. Tecnólogo em Propaganda e Marketing.
Titular do Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa da pasta de Literatura.
Atua na área de produção de livros e eventos culturais em todo o país há 33 anos, tendo começado profissionalmente em 1983 ao lado do escritor Paulo Coelho, com quem trabalhou durante 3 anos.
Fundou há 28 anos o Grupo Editorial Litteris e Editora e Arte Tempo Presente. Tem 8 livros publicados.
É editor e produtor literário de nomes como: Vera Fischer, Carlos Vereza, Lady Francisco, Paulo Sergio Valle, Bemvindo Sequeira, Tamara Taxman, Cláudio Cavalcanti, Débora Duarte, Edney Giovenazzi, Van Furlanetti, Luhli entre outros.
Primeiro apresentador de vídeos de MPB da TV brasileira, no programa Em Tempo (TV Record) 1983/85 e dos programas culturais em rádio fm: Bom Dia Poesia e Agenda Litteris(Imprensa FM - 1988/95).
Criador do Livro Livre, projeto que já distribuiu gratuitamente em Barra Mansa mais de 30 mil livros. Idealizador do projeto literário Barra Mansa - Imagens de Uma História.
Criou os projetos sociais: Sangue Bom de Palavra (doação de sangue), Leite com Letras(doação de leite em pó) e Leilão Cultural, com peças fornecidas por nomes famosos da cultura nacional. É apoiador de projetos teatrais para novos atores de Barra Mansa e demais cidade do Sul Fluminense.
Membro do Grêmio Barramansense de Letras (Grebal), Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro (SEERJ) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Fundou na década de 1990 a SPOC - Sociedade dos Poetas Cariocas.
Recebeu em 2005 o prêmio de Editor do Ano pelo jornal Vossa Senhoria - O Menor Jornal do Mundo.