PERFIL

Saiba um pouco mais sobre os autores e escritores do Grebal

Andréa Aparecida Marques Maciel da Silva

Professora, escritora e poeta.

Andréa Aparecida Marques Maciel da Silva nasceu em Barra Mansa no dia 20 de Maio de 1966, apesar de ter sido registrada como nascida no dia 19/05/1966. Filha de José Marques Sobrinho e Expedita Maria Marques, casou-se em 1993 com Valcir Domingues Maciel da Silva tendo com ele dois filhos: Árthus Marques Maciel da Silva e Victor marques Maciel da Silva.
Teve uma infância marcada por momentos inesquecíveis na casa dos avós, em Getulândia, juntamente com as irmãs Ana Angélica Marques e Aldenir Aparecida Marques Costa, parceiras de aventuras ( onde desenvolveu seu amor pela natureza, a valorização das coisas antigas e o gosto pela leitura de quadrinhos) e pelas inúmeras mudanças de cidade por conta do trabalho do pai, o que desabrochou seu lado poético-melancólico.
Formou-se Professora, com muita honra e alegria, no dia 20 de Dezembro de 1985, através do Curso de Formação de Professores (1ª turma ) do Colégio Pedro Braile Neto, em Resende, e iniciou sua jornada profissional já no ano seguinte, passando no primeiro concurso público promovido pela prefeitura do mesmo município. Devido a mais uma mudança de cidade, voltou para Barra Mansa em 1987, onde prestou concurso e passou a trabalhar exclusivamente. Cursou Pedagogia e trabalhou na Sala de Leitura de duas escolas municipais, com o objetivo de proporcionar aos alunos bons momentos com a leitura. Assim, apaixonou-se pela literatura infantojuvenil e adquiriu o gosto de visitar eventos literários como a Bienal, a FLIP e outros. Aposentou-se, em 08/03/2017.