PERFIL

Saiba um pouco mais sobre os autores e escritores do Grebal

Eliette Ferreira

Presidente do GREBAL por 11 mandatos consecutivos.

Eliette de Oliveira Ferreira é natural de Barra do Piraí. Mudou-se para Barra Mansa em 1950. Fundou, na década de 1970, com outros intelectuais, o MOBEC – Movimento Barramansense de Expansão Cultural, tendo ocupado sua presidência. Pertenceu ao quadro diretor da UBT – União Brasileira dos Trovadores, Seção Barra Mansa.
Era trovadora, poeta, cronista e contista. Participou de inúmeras coletâneas publicadas pelo GREBAL. Lançou os livros Querências (poesias),Retalhos de prosa (crônicas), Isadorianas (crônicas), e Os olhos do falecido e outras histórias(contos), livro esse em conjunto com Francisco Nogueira e José Fleming.
Ganhou diversos prêmios literários, tanto em prosa como em verso. Era professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e História Geral e do Brasil.
Recebeu os títulos de: Cidadã Barramansense; Sócio Benemérito do Sindicato dos Professores; Bons Serviços Prestados ao Estado do Rio de Janeiro; Amigo do 22º BIMTZ.
Como professora, participou das equipes fundadoras de diversos educandários de Barra Mansa e Rio Claro. Foi Delegada do Governo junto ao Curso Normal do Colégio Nossa Senhora do Amparo. Encarregada das instituições escolares do Colégio Estadual Barão de Ayuruoca. Fundou a Cooperativa Júlia Francisconi. Foi membro das bancas examinadoras dos exames vestibulares da SOBEU, atual UBM, na cadeira de Literatura Brasileira.
Em 200 foi agraciada com a Medalha de Mérito Literário Olavo Bilac, maior honraria concedida pelo GREB AL.
Foi membro da ABH – Academia Barramansense de História, chegando a ser sua vice-presidente.
Ocupou a presidência do Grêmio Barramansense de Letras por 11 mandatos consecutivos.
Faleceu em 3 de dezembro de 2004.