PERFIL

Saiba um pouco mais sobre os autores e escritores do Grebal

Jane Maleck

Escritora e poeta

Jane Jorge Maleck, nasceu em Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, em 6 de outubro de 1930. Foi Professora de Comunicação e Expressão, Literatura Brasileira, Redação e Expressão e Língua Francesa; Contista, Cronista; Poeta.
Colaborou nos jornais: O Sul Fluminense, de Barra Mansa – coluna literária “Escrínio” e O Líder, onde assinou as colunas semanais Panorama Cultural e Mobec em Ação. Participou no jornal LIG, de Laranjeiras, Rio de Janeiro, com o conto O telefonema e na Revista Brasileira de Língua e Literatura, ano 3, n. 7, com o poema Surrealismo.
Participou nas publicações: Trovas de Barra Mansa , Edição Grebal, 1976; Sonetos e Poemas de Barra Mansa, Edição Grebal, 1977; Contos de Barra Mansa, Edição Grebal, 1978; Sonetos e Trovas de Barra Mansa, Edição Grebal, 1979; Contos Infantis, Edição Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa, 1979 e Prosa e Verso, Edição Grebal, 1980.
Recebeu os seguintes prêmios: 1º lugar com o poema Canção de Ninar Frederico, no 5º Concurso de Poesia de Três Corações, MG; 2º lugar com o poema Primavera, no 4º Concurso de Poesia de Três Corações, MG; 2º lugar com o poema Surrealismo, no 3º Concurso de Poesia de Três Corações, MG; 7º e 15º lugares, e Menção Honrosa nos 1ºs. Jogos Florais de Volta Redonda, RJ.
Foi Membro Fundador do MOBEC – Movimento Barramansense de Expansão Cultural, tendo sido Presidente em 1976-1977; Membro Fundador do Espaço-Criação-Movimento de Arte e Cultura, RJ; Membro Fundador do GREBAL – Grêmio Barramansense de Letras.
Publicou os livros Minhoca no asfalto quente, Edições Achiamé Ltda, 1983, e Sumarina, 1986 (in memoriam).